Se você fez o check-in rapidamente ou está apenas lidando com um temido atraso, pode ser difícil evitar gastar dinheiro quando você tem tempo para andar no aeroporto.
Infelizmente, mesmo aeroporto modesto pode ser preenchido com compras tentadoras que vão desde itens essenciais pré-voo até itens de moda de luxo.
+ Comprar um castelo não é tão difícil quanto você pensa
+ Quer morar no mar? Cruzeiro tem experiências a partir de R$ 5 milhões e sai em 2024
+ Por dentro do motorhome de R$ 5 milhões que acomoda 6 pessoas e… um Porsche
Mas se você deseja evitar negócios ruins, há algumas compras específicas que você deve evitar antes de decolar.
Leia as piores coisas para comprar no aeroporto, de acordo com especialistas.
1 – Almofadas de pescoço
Tentar dormir o suficiente em um voo longo pode ser muito difícil se você não conseguir se sentir confortável em seu assento. Mas se você está pensando em pegar um travesseiro de pescoço para sua próxima viagem, você pode querer comprá-lo antes do último minuto.
“Isso pode tornar qualquer voo mais confortável, mas você não quer comprá-lo no aeroporto”, diz Julie Ramhold, analista de consumo da DealNews.com.
Como você pode esperar, os itens de conforto de impulso são um pouco mais caros no terminal do que no mundo normal.
“Eles custam muito mais do que você gastaria comprando online ou em uma grande loja como a Target”, diz Ramhold. “Se você viaja muito, vale a pena pegar seu próprio travesseiro de pescoço em outro lugar para todas as suas viagens, em vez de comprar um (ou mais) em um aeroporto.”
2 – Fones de ouvido e eletrônicos
Os fones de ouvido são um dos itens essenciais que podem tornar a viagem suportável, permitindo-nos relaxar em nossos assentos com música, um podcast ou até mesmo um filme enquanto passageiros barulhentos continuam ao nosso redor. Apenas certifique-se de vir preparado para o seu voo e não confie na seleção no terminal.
“Comprar fones de ouvido ou qualquer outra peça de tecnologia em um aeroporto também é um grande problema, pois você provavelmente pagará muito por eles”, diz Sean Walsh, especialista em viagens e fundador da Pilot Passion.
Felizmente, ele aponta que muitos aviões agora fornecem fones de ouvido gratuitos que você pode usar durante o voo se tiver esquecido o seu, poupando-lhe a despesa extra.
3 – Garrafa de água
Não há como negar que os aviões são ambientes extremamente secos, o que torna importante a hidratação antes e durante o voo. Mas, a menos que você venha preparado, pode acabar gastando muito mais dinheiro em suas bebidas.
“Comprar água engarrafada no aeroporto é uma boa maneira de reduzir seu orçamento de férias, graças à sua natureza cara”, diz Ramhold. “Em vez disso, considere levar uma garrafa de água dobrável com você que você pode encher assim que passar pela segurança.”
E não é útil apenas para o seu voo. “Essa garrafa de água será útil para mantê-lo hidratado durante a viagem e evitar a compra de várias garrafas de água enquanto você caminha pelo seu destino”, explica ela.
4 – Moeda estrangeira
Viajar internacionalmente às vezes pode exigir um nível extra de preparação. Mas se você planeja retirar as contas na moeda local no seu destino, espere até sair do aeroporto.
“Normalmente, há muito pouca concorrência entre as cabines de câmbio em um aeroporto. Portanto, não há incentivo para cobrar taxas acessíveis por seus serviços e fornecer as melhores taxas de câmbio”, diz Walsh.
Se você está procurando um negócio melhor, provavelmente será melhor esperar até chegar ao seu destino e chegar a um banco. Caso contrário, você também pode usar um cartão de crédito para suas compras para ajudar a evitar roubo, fraude e outros problemas.
Para obter mais conselhos de viagem diretamente em sua caixa de entrada, inscreva-se em nosso boletim informativo diário.
5 – Serviço wi-fi
Esteja você viajando a trabalho ou a lazer, ter um tempo de inatividade no aeroporto pode ser útil para enviar aqueles e-mails de última hora ou dar alguns toques finais naquele grande projeto. Infelizmente, embora muitos dos principais aeroportos tenham tornado a conexão mais fácil do que nunca, pode não valer a pena pagar por uma conexão pública confiável.
“Há uma boa chance de que, dependendo do aeroporto para o qual você está indo, eles queiram que você pague pelo serviço e não será barato”, diz Ramhold.
Em vez disso, ela sugere encontrar um café ou cafeteria dentro do aeroporto que ofereça Wi-Fi gratuito. “Afinal, uma xícara de café coado – mesmo no aeroporto – provavelmente é muito mais barata do que o próprio aeroporto cobrará por WiFi estável. E você pode nem ser obrigado a comprar nada.”
6 – Itens isentos de impostos
Aqueles que já viajaram internacionalmente sabem que os aeroportos fazem de tudo para convencê-lo a comprar em lojas duty-free, muitas vezes forçando os passageiros que partem a caminhar diretamente pelas prateleiras de itens caros para chegar aos seus portões. Mas, embora possam parecer uma ótima opção de presente de última hora, você não deve se deixar enganar pela programação cara.
“Tenha cuidado ao comprar álcool e perfumes no free shop do aeroporto, pois às vezes os preços são muito mais altos do que em uma loja de varejo normal”, diz Justin Albertynas, especialista em viagens e CEO do mecanismo de reservas de hotéis RatePunk. “É importante pesquisar e comparar os preços locais para tomar as decisões financeiras corretas.”
7 – Lembrancinhas
Não há nada de errado em pegar uma pequena lembrança durante suas viagens, especialmente se for um presente. Mas os especialistas alertam que o pior lugar para pegar um souvenir é no terminal antes de partir.
“Eles geralmente não são apenas muito caros, mas também tendem a ser bastante genéricos”, diz Ramhold. “Mesmo se você estiver saindo e perceber que esqueceu de comprar um souvenir, é melhor encomendar algo online quando chegar em casa de um lugar que visitou enquanto estava lá, em vez de recorrer a algo caro e indefinido do aeroporto.”
Fonte: HouseDigest
Fique por dentro das novidades pela nossa página no Facebook!